Como e por que implantar um CRM na sua empresa? Sabe qual momento certo?
Você sabe o que é CRM? Quer implantar na sua empresa ? Ou até sabe o momento correto de implantar na sua empresa ?
Venho aqui hoje trazer algumas experiências, dificuldades e opniões no momento de escolha de CRM ou ERP para minha empresa.
Antes de tudo vou me apresentar, me chamo Marcio, sou lider técnico em uma empresa de Revenue operation, tenho minha empresa de tecnologia e sou sócio em uma empresa de comercio varejista.
Ele permite que diferentes áreas de uma empresa, como finanças, estoque, vendas, compras, e RH, trabalhem de forma integrada e sincronizada, facilitando o fluxo de informações em tempo real e tornando as tomadas de decisão mais rápidas e assertivas.
(O texto acima foi extraido do gemini)
Essa é a definição do que é ERP, é basicamente a planilha que usamos para anotar receita, custos fixos, custos variaveis, tipos de custos e com eles formar os KPIs de uma empresa.
"Ah mas pra que vou usar um ERP pago se tenho minha planilha?" De fato a planilha ajuda quando temos um fluxo de venda baixo, mas se você empreende tenho certeza que é para vender muito e a maquina de vendas não parar e você conseguir tomar decisões de forma mais rápida e assertiva, correto?
Se esse é o caso então faz total sentido você contratar um ERP, cadastrar seus produtos, automatizar os pedidos e envios de anuncios para marketplaces. Ganhar tempo e dados para tomada de decisão.
Entendido o que é ERP até aqui ?
Vamos à definição de CRM:
CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, que significa, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Trata-se de uma estratégia de negócio e um conjunto de tecnologias (software) focado em entender, antecipar e gerenciar as necessidades dos clientes, com o objetivo principal de melhorar o relacionamento, aumentar a satisfação e fidelizar a base de clientes.
(Definição do Gemini)
Bem parecido com o ERP, não é? Mas o objetivo principal dele é outro, enquanto o ERP foca em dados para empresa tomar decisões mais assertivas, o CRM ajuda você a comunicar essas decisões para seus clientes, manter eles mais próximos, gera indicadores de próximidade, engajamento e o quanto de impacto você tem perante seus clientes.
Para mim faz sentido ter os dois desde o inicio, mas para "Eupreeendedores" ou MEIs, o termo que quiser usar, é bem mais complicado utilizar essas ferramentas, uma vez que nos dividimos em mil pessoas para dar conta da rotina inteira e de todo processo desde a compra de materia prima, produção até o pós venda. Aja tempo para tudo isso.
É ai que algumas empresas entram para ajudar no dia a dia do empreendedor mas o custo é novamente um grande vilão. Essas empresas não são nada baratas e normalmente são focadas em grandes agentes do mercado.
Então se eu puder escolher (e eu escolhi) optei por começar com o ERP e a escolha pra mim é nitida, no fim do dia precisamos vendere para vender se eu automatizar o processo de criar anuncios em dois, três, quatro lugares ao mesmo tempo, gerar indicadores para ser mais assertivo em preço e decisões da empresa, esse é o caminho.
Com essa decisão eu espero alcançar algumas metas:
1. Vender mais;
2. Vendendo mais posso contratar pessoas;
3. Com mais pessoas posso contratar ferramentas (CRM) para impulsionar meu marketing.
Não to dizendo que esse caminho é o mais correto, é apenas o que eu e minha sócia escolhemos e vou registrar aqui para vocês acompanharem e também tomar suas decisões com mais assertividade.
Próxima semana vou voltar aqui e falar sobre o processo de Integração de um ERP e de um CRM.
Sim, será um post voltado a tecnologia, se você gosta ou se quer entender os processos, pode seguir.
Comentários
Postar um comentário